Imediatismo e ansiedade: como os síndicos podem lidar com essas questões?

Imediatismo e ansiedade: como os síndicos podem lidar com essas questões?
“O Brasil lidera um ranking mundialmente alarmante: o de pais mais ansioso do mundo”, diz relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), publicado em 2019.
Sem entrar em dados estatísticos, nossa sociedade vive uma crise sem precedentes sobre o aspecto psicológico. Pós pandemia? Não sabemos ao certo. O que temos é: síndicos de todo país têm enfrentado muitos problemas com relação às demandas e exigências nos condomínios.
Respeitando a particularidade cultural da região onde vivemos, a vida em um condomínio reflete nosso comportamento social, cultural e econômico.
Síndicos tem de lidar com moradores que fazem pedidos e quase todos são considerados “urgentes”. Falta conhecimento técnico de alguns, falta conhecimento da realidade financeira de outros e principalmente, o imediatismo e a ansiedade vem quase sempre em primeiro lugar.
Definitivamente, a atuação do sindico não muda a essência dos moradores, mas algumas ferramentas e ações podem auxiliar a diminuir a pressão sofrida por esses profissionais.
Firmeza na postura
Síndicos que ficam acuados quando são exigidos têm a tendência de ceder e tomar decisões baseadas nas emoções dos outros.
Siga firme no cumprimento dos planos orçamentários e explique ao condômino (caso a demanda não seja necessária ou urgente) que o momento não é oportuno para tal.
Esclareça ao morador sobre a possibilidade financeira do condomínio e ainda, opções como taxa extra e fundo de reserva para realização de tal demanda (nos casos onde haja custo de realização).
Senso de dono
Essa premissa torna a gestão do mandato mais comprometida. O síndico que encara o desafio como se fosse proprietário do empreeendimento, relaciona seu trabalho de uma maneira mais determinada ao alcance das metas traçadas.
Comunicação
A comunicação é, hoje em dia, a ferramenta mais eficaz para a diminuição do imediatismo e ansiedade por parte dos condôminos. Síndico que não comunica ações, planos e da transparência ao processo, faz com que os condôminos não saibam o que está acontecendo no dia a dia da gestão.
Crie grupos de Informativos em aplicativos de mensagem (restrito à comunicação do gestor), use e abuse das comunicações nos aplicativos disponíveis (caso tenham) e se antecipe às mais diversas perguntas.
Dar visibilidade às ações realizadas no dia a dia tranquiliza os moradores e gera credibilidade ao síndico, que demonstra suas realizações e transparece o quanto desafiador é sua atividade, gerando empatia por parte dos condôminos.
Execução
Reuniões para discutir projetos, assembleias pra aprovar projetos e promessas de realização sem condições de serem executadas gera descrédito e ansiedade aos moradores.
O síndico, através de análises financeiras eficazes e transparência nas informações, precisa oferecer soluções factíveis, soluções que possam ser realizadas durante sua gestão.
Nada melhor do que executar as ações planejadas. Realizar obras, gerir contratos, realizar manutenções preventivas e demonstrar as ações aos condôminos diminui drasticamente a ansiedade dos mesmos , valoriza efetivamente o patrimônio e torna a gestão condominial algo mais prazeiroso.
Diego Oliveira
(31) 998217422
Síndico e Consultor Condominial
Certificado Sindiconet Experts
@plegestaoeconsultoria
PUBLICADA EM: 13/10/2023 20:39:42 | VOLTAR PARA: Administração de Condomínios | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Imediatismo e ansiedade: como os síndicos podem lidar com essas questões?
Nossa empresa

Razão Social: Condomínio NaTV
CNPJ:
Responsável: Condomínio NaTV
Últimos posts
Condomínios Inteligentes: Tecnologias e Táticas para uma Gestão Eficaz.
A acessibilidade em condomínios para pessoas com deficiência é uma questão de direito fundamental
Quem somos
Endereço e contatos
Av. Raja Gabáglia, 2000 - Edifício Parque Avenida - Cj. 801 - Torre 1
Alpes - Belo Horizonte / MG
CEP: 30840-510
(31) 98829-1200
(31) 98829-1200