Aumento da taxa condominial. Difícil entender?
Aumento da taxa condominial. Difícil entender?
Quando o assunto é revisão da taxa condominial, condôminos mudam a postura instantaneamente: comparecem às assembleias, questionam o aumento e muitas das vezes, não concordam somente pelo fato de terem que despender um pouco mais de dinheiro.
Naturalmente, qualquer aumento de despesa impacta as finanças pessoais pois, geralmente, os proventos não acompanham percentuais de atualização praticados em produtos e serviços.
Vamos refletir. Quando há anúncio de uma assembleia para este tema, será que o condômino conhece os gastos do condomínio? Conhece as cláusulas das revisões contratuais? Percebeu melhorias significativas na estrutura do condomínio?
Nesse momento, não vamos entrar no assunto má gestão. Partiremos do pressuposto que o condomínio possui gastos coerentes, serviços bem prestados, gestão financeira equilibrada e melhorias contínuas (as perceptíveis e as operacionais).
Apresentamos algumas dicas para diminuir a pressão no momento da assembleia:
1 - Comunicação
Ponto extremamente relevante e crucial. Síndicos precisam comunicar aos condôminos todas as intervenções, obras, serviços e procedimento sobre contratos. Síndicos que não informam aos condôminos a destinação do seu dinheiro, não exibe as melhorias, dificilmente justifica com tranquilidade as necessidades reais do condomínio.
2 - Engajamento
Os síndicos hoje têm de ser um profissional que envolve as pessoas nos assuntos do condomínio, gera um ambiente de participação no processo decisório e consegue envolver efetivamente os condôminos nas ações realizadas.
3 - Segurança das informações
Os síndicos precisam apresentar as informações com segurança. Planilhas com detalhamento dos custos são necessárias para os condôminos entenderem e visualizarem a real situação das finanças.
4 - Taxa Condominial condizente
Os condomínios e condôminos necessitam de boa prestação de serviço, cuidado, conforto e salubridade. Qualidade, na maioria das vezes, vem acompanhada de um valor agregado. Não queira morar em um condomínio com estrutura razoável e pagar taxas condominiais que não cobrem os custos.
Hoje em dia, muitos condôminos relacionam taxas condominiais acessíveis como diferencial para venda e locação. Seria se o condomínio não exigisse tantas manutenções e investimentos. Mesmo buscando tecnologia, revisões contratuais e realizando manutenções preditivas para redução de custos, é matemática!
Receitas precisam cobrir as despesas!
Diego Oliveira
31 99821-7422?
Síndico e Consultor Condominial?
Certificado Sindiconet Experts?
@plegestaoeconsultoria
PUBLICADA EM: 27/10/2023 13:47:14 | VOLTAR PARA: Administração de Condomínios | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Aumento da taxa condominial. Difícil entender?
Nossa empresa
Razão Social: Condomínio NaTV
CNPJ:
Responsável: Condomínio NaTV
Últimos posts
Condomínios Inteligentes: Tecnologias e Táticas para uma Gestão Eficaz.
A acessibilidade em condomínios para pessoas com deficiência é uma questão de direito fundamental
Quem somos
Endereço e contatos
Av. Raja Gabáglia, 2000 - Edifício Parque Avenida - Cj. 801 - Torre 1
Alpes - Belo Horizonte / MG
CEP: 30840-510
(31) 98829-1200
(31) 98829-1200