Não coloque seu condomínio em risco.
Não coloque seu condomínio em risco.
Estudos demonstram que custos referentes à organização de
arquivos é ínfimo quando comparado ao tempo gasto para a recuperação da
informação em um ambiente mal organizado. Entretanto, é importante não
confundir administrar documentos com acúmulo desordenado da documentação.
Em um contexto no qual os espaços urbanos estão cada vez
mais limitados e cada metro quadrado é preciosamente disputado, encontrar lugar
para arquivar documentos é um verdadeiro desafio para qualquer administrador. É
verdade que os processos de digitalização facilitaram muito a vida dos
síndicos, no entanto alguns papéis ainda precisam existir em sua forma física e
concreta, demandando organização e disponibilidade de espaço para
acondicionamento.
Os documentos possuem um prazo de guarda definido em lei
e poderá ser demonstrado na Tabela de Temporalidade Documental, que regula o destino final dos documentos, ou seja,
se serão descartados ou terão guarda temporária ou permanente, em função dos
seus valores legais, fiscais, administrativos ou históricos.
“O descarte não pode ser aleatório, pois existe uma
legislação para isso e, quando detectada negligência, o síndico poderá
responder por tal ato mesmo após o término do seu mandato, pela perda de
documentos”, alerta.
O uso de novas tecnologias nos condomínios, assegura práticas
arquivísticas mais eficientes no contexto da gestão de documentos condominial,
exigindo um novo olhar dos síndicos para o uso de ferramentas que possibilitem
acessar a informação/documentação desejada em tempo hábil.
“Haverá condomínio quando um bem pertencer,
simultaneamente, a mais de um proprietário” (COTRIM, 2009, p. 103).
O condomínio é representado pela totalidade do edifício,
portanto os documentos produzidos nas atividades administrativas em todas as
gestões são comuns a todos os condôminos e integram ao patrimônio da
edificação, assim, faz-se necessário que as informações e documentações do
prédio estejam facilmente disponíveis e acessíveis para todo os condôminos.
Agora que você já entendeu a importância da
organização dos documentos, veja o que mais ela permite:
· Captura fácil e ágil: rápido acesso aos
documentos através de um método de busca;
· Conservação: diminuição do acúmulo de
papéis e manutenção em ambiente controlado;
· Segurança: proteção das informações,
através de programas eletrônicos;
· Ordem: organização dos documentos por categoria,
assunto, nível de importância e data;
· Pesquisa correta e prática: busca
assertiva, permitindo aos síndicos e condôminos localizar exatamente o arquivo
que precisa;
- Preservação:
integridade dos documentos e da memória institucional do condomínio.
Cida Alves - Diretora Comercial
Contatos: (31)3272-5899 /9. 9956-1630 / 9.9546-4141
Organização Eficaz de Arquivos, empresa especializa em gestão de arquivos e documentos pode te ajudar!
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PUBLICADA EM: 25/09/2023 21:59:36 | VOLTAR PARA: Gestão de arquivos e documentos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
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